Conheça o brasão da cidade de Águas Belas e seus vários significados

12 de agosto de 2020 Abraão Wyllams

O brasão de armas da cidade de Águas Belas foi instituído oficialmente em projeto de lei sancionado em 17 de junho de 2008. O símbolo foi criado pelo cidadão Vitor de Carvalho Matos e carrega em sua composição significados diversos nos quarteis (subdivisões) que representam períodos importantes da história de Águas Belas.

O primeiro quartel possui a ilustração de duas montanhas e de água, simbolizando as características físicas do município, bem como as serras do Comunaty e o rio Ipanema. O segundo quartel apresentam ilustrações que destacam a religiosidade e a preservação dos costumes e idiomas do povo Fulni-ô, que resistiu a colonização do homem branco e prevalece até dias atuais.

No terceiro quartel, está o brasão da família Cardoso e representa João Rodrigues Cardoso e sua família, fundadores da cidade, assim como o homem branco e sua contribuição para o desenvolvimento do município. O quarto quartel, ilustrado por dois punhos negros, está representada a força e a resistência dos quilombolas.

Além da representação dos povos e das características físicas do município, o brasão traz ainda dois importantes períodos da economia de Águas Belas em sua história, que foram o do feijão e do algodão, ilustrados no brasão em forma de ramos.

Também vale destacar as bandeiras do Brasil e de Pernambuco no símbolo. Ambas representam Águas Belas como parte integrante da União e do estado.

Emancipada de Buíque no dia 13 de junho de 1871, Águas Belas tem 149 anos. Com uma cultura rica e diversificada, o município avança no desenvolvimento, mantendo viva sua cultura e valores dignos de uma gente que, mesmo com os problemas causados pela estiagem, cria nas dificuldades um jeito de viver sempre em harmonia, alegre e feliz.

Josénildo leite da silva
Comentou em 24/11/20

Ola bom dia sou Músico e gostaria de montar um grupo musical preciso da compra de istrumentos músicas