Em parceria com o Estado, Prefeitura de Águas Belas entrega sementes a agricultores familiares do município

14 de abril de 2019 Abraão Wyllams

Em parceria com o Estado, a Prefeitura de Águas Belas realizou, ontem (13), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Belas, a entrega de sementes de milho e sorgo forrageiro a quase 200 agricultores e agricultoras familiares do município. A distribuição aconteceu durante a cerimônia de lançamento oficial do Programa Campo Novo, do Governo de Pernambuco, no Agreste Meridional.

A agricultora familiar, Maria Miguel dos Anjos, de 38 anos, foi um das contempladas. Ela mora na Capoeira do Garcia com o marido e os cinco filhos. Com uma renda mensal de R$ 600, ela disse que as sementes chegaram em uma boa hora. “Se eu não tivesse ganho, teria que tirar de outro canto para comprar, aí já faria falta para outra coisa.”

Já o agricultor, José Emanoel Silvino Neto, de 62 anos, do Sacão do Garcia,  disse que já vai plantar na próxima semana e ficar na torcida para que este ano dê colheita. “Espero plantar agora para no meio de setembro colher, para, se der, vender o milho e pegar as palhas para dar de comida aos bichos.”

As dificuldades enfrentadas pelos Estados do nordeste com o governo federal tem atrapalhado as ações das políticas públicas aqui em Pernambuco, foi o que disse o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto. “Apesar do ambiente nacional desfavorável, estamos conseguindo entregar as sementes aos agricultores e agricultoras rurais no tempo certo.”

O prefeito Luiz Aroldo falou sobre a importância das sementes para a agricultura de Águas Belas e o que espera da parceria com o governo do Estado.  “Ficamos muito felizes em receber o lançamento desse programa tão importante para os nossos agricultores e agricultoras. Ainda temos muito a fazer, mas queremos começar fazendo essa parceria cada vez mais forte.”

Além do prefeito e do secretário, participaram do evento o vice-prefeito, Maurício Leite, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Gleybson Neves, o representante do deputado Dorial, Givaldo Ferreira, o diretor de pesquisa do IPA, Gabriel Maciel, o presidente do Iterpe, Altair, os vereadores Melke, Valdo e Nitalmo, secretários de governo, e Viviane, do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, entre outras autoridades e lideranças políticas.