Meio Ambiente Levado a Sério em Águas Belas

19 de janeiro de 2018 Abraão Wyllams

“Foram seis anos de batalhas, de lutas, mas conseguimos uma grande vitória”… Estas são as palavras do secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Águas Belas, Izaquiel Braz (conhecido como Tié), para descrever – com alegria – a grande conquista do Governo de Todos: o ICMS Verde. O ICMS Verde é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais e da Lei Federal 12305/2010 sobre o destino de resíduos sólidos. Não é um novo imposto, mas sim a introdução de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente. E o município de Águas Belas atendeu todos estes critérios, como por exemplo, o fechamento do antigo e já centenário lixão da cidade – que não atendia aos novos requisitos de recolhimento de lixo e preservação do meio ambiente, requisitos estes determinados também pelo Ministério Público e órgãos de fiscalização. Agora, também graças à assinatura de um Termo de Conduta Ambiental (TCA) e o respeito à uma agenda ambiental (a chamada Agenda 21), todo os resíduos sólidos do município são recolhidos e levados para um aterro sanitário no município vizinho de Iatí, uma parceria entre os municípios (após a assinatura de um convênio) onde foram investidos pelo Governo de Todos cerca de R$ 500 mil durante todo o ano de 2017 para o deslocamento desses resíduos.

Outras questões que fazem com que os recursos do ICMS Verde cheguem a Águas Belas é a implantação do Sistema Municipal de Coleta Seletiva, principalmente em repartições públicas. Todo esse esforço do Governo de Todos, através das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Meio Ambiente e Infraestrutura e Obras, é também um esforço com as parcerias como as com o Fundo Municipal de Meio Ambiente e com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.  Para o prefeito Luiz Aroldo, essa conquista do ICMS Verde, que vai destinar cerca de R$ 60 mil mensais para investimentos nas questões ambientais do município, “representa o respeito à natureza e o cuidado que nós do Governo de Todos temos com o meio ambiente”.

Cuidar do meio ambiente é cuidar de um mundo muito melhor para as gerações futuras e o Governo de Todos vem colaborando para essa melhoria.

Imagens: Prefeito Luiz Aroldo no Projeto Reflorestar; antigo lixão desativado em Águas Belas.