Águas Belas está localizado o Agreste Meridional, microrregião do Vale do Ipanema, o município é formado pelo distrito de Curral Novo, povoados de Campo Grande, Garcia, São Raimundo e Tanquinho.
Originariamente foi uma aldeia de índios e depois Aldeia da Alagoa da Serra do Comunati, seu primeiro nome. Depois evoluiu e passou a denominar-se de Ipanema, do rio que lhe banha as terras, conforme na Descrição de Pernambuco.
A agricultura é praticada em larga escala, destacando-se a existência de minifúndios por todo o território do município, onde é forte a prática da agricultura familiar. Também a pecuária é bastante desenvolvida.
É em Águas Belas que está à aldeia Fulni-ô. Os costumes dos índios estão presentes no artesanato da região, em produtos decorativos e utilitários feitos em cestaria e trançados. Porém, vale lembrar que para visitar a tribo dos Fulni-ô, é preciso uma autorização prévia da FUNAI.
Os principais Pontos Turísticos: Igreja Matriz, para quem gosta de apreciar construções antigas, a pedida é uma visita à Igreja da Matriz, erguida no século XVIII. O turismo ecológico na cidade pode ser aproveitado com a apreciação da bela paisagem da Serra do Comunaty, entre Pernambuco e Alagoas, com cerca de 350 metros de altura.
A melhor época para visitar a cidade é nos meses de janeiro e fevereiro. Nesse período acontece a festa de São Sebastião. O evento atrai pessoas de cidades vizinhas que participam e assistem manifestações folclóricas como pastoril e reisado, enquanto os fiéis fazem novenários, missas e procissões.
Fonte: https://www.guiadoturismobrasil.com/